Casa e Família

Qual o sabor da tua infância?

 
Banana cortada aos bocados com açúcar e canela, arroz-doce, limonada, bife com batata-fritas e ovo... Só de escutar estes nomes a nossa imaginação dá voltas ao lembrar dos gostinhos da infância. Cada pessoa guarda um sentimento bem vivo dentro de si dos momentos únicos vividos. Todos temos uma história para contar sobre as férias que costumávamos passar na casa das nossas avós e os pratos que elas preparavam para nós. Ainda hoje o cheiro traz a memória à tona. E mostra-nos o valor dos pequenos gestos e das tradições familiares presentes no nosso mundo.

O importante é sabermos reconhecer estes momentos de integração dos alimentos com as recordações e cuidarmos para transmitir estes ensinamentos para as gerações que nos seguem. Uma comida carrega um cuidado, um carinho especial que poderá ser um pensamento que acalentará as crianças do futuro. O valor não está somente no alimento em si, mas na história contada em torno dele, do afecto que aquela lembrança é impregnada.

Estamos no mundo dos Mac'Donalds, das comidas instantâneas, da correria, e nem sempre percebemos quanto o que ingerimos está ligado às nossas emoções. Um pedaço de bolo de laranja, por exemplo, pode remeter a um universo de magia infantil, de contacto com parentes queridos que nos traziam uma sensação de harmonia e pertencimento. Este sentimento pode ser passado para os nossos dias actuais somente através do gesto de conexão com um alimento especial.

Ao pensar em gostos de infância, posso dizer que tenho alguns sabores que me fazem reviver a infância. Os que mais mexem comigo são mesmo os sabores natalícios, todos os pratos, os aromas remetem-me aos natais felizes.. Os sabores de infância podem ser despertados a qualquer altura, acredito que vivemos sempre atrás deles. Há pratos que nos despertam as lembranças da alma e alimentam o coração. O resultado é a felicidade!

E voçês, que tipo de alimento é capaz de vos levar a um momento de satisfação e amor pelo passado?

3 comentários

  1. Torrões de amendoim e lulas estufadas com batatas fritas! Ah, e as batatas fritas cortadas às rodelas! AMOOO! :)

    http://caderno-de-folhas-brancas.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  2. Filhozes! Fazem-me lembrar a minha infância, as idas à aldeia a à casa dos meus avós...

    ResponderEliminar
  3. A sério?:o Não fazia ideia que corria esse risco. =/
    beijo

    ResponderEliminar