Saúde e Beleza

Alimentação no TPM 

As mulheres precisam de cuidar da alimentação para que tenham sempre saúde para as suas conquistas. Os alimentos incluídos no cardápio podem fazer diferença em fases com o TPM. 

Na adolescência, com a primeira menstruação, ocorrem mudanças no metabolismo. Devemos de ter cuidado com o peso nesta fase, e com doenças como a bulímia e a anorexia, que  se podem manifestar neste período. Sendo assim, é importante ressaltar que a alimentação equilibrada é para toda a vida e que quanto antes começarmos, melhor será! Portanto, quem não adquiriu durante a infância o bom hábito de ingerir hortaliças e frutas e beber água, vale a pena concentrar esforços para aprender a gostar. 
Ter uma boa saúde é ter uma pele bonita, cabelos brilhantes e unhas fortes!

Algumas dicas:
  • Conquistar o hábito de comer devagar, pois ele será o nosso aliado durante toda a vida.
  • Começar a refeição com um prato de hortaliças variadas - experimentar sem preconceitos.
  • Habituar a beber água constantemente: quando sentimos muita sede, é sinal de que já estamos desidratados. Além de que, o nosso cérebro pode confundir sede com fome, portanto beber água impede-nos de comermos à toa.
  • Realizar o desjejum, mesmo que a pressa seja enorme. Quando não comemos pela manhã, diminuímos o nosso metabolismo, assim como a nossa concentração nas actividades quotidianas. Experimente começar o dia com um pão integral com um queijo fresco ou um copo de leite e uma fruta e veja que é um investimento poderoso para a disposição!

Para controlar a famosa tensão pré-menstrual que pode acompanhar-nos por um longo período na vida, são conselhos importantes:
  • Aumentar ainda mais a ingestão de água e líquidos neste período. Isto evita a retenção de líquidos, comum nesta fase.
  • Evitar embutidos (presunto, salsicha, etc), sal em excesso, glutamato monossódico (presente em rissóis, "caldos", temperos prontos) para diminuir o edema.
  • Reduzir a cafeína (cafés, chás em excesso e estimulantes) para evitar a irritação deste período.
  • Investir em alimentos diuréticos (vegetais verde-escuros, melão, melancia, pepino)
  • Se estivermos com vontade de comer chocolate, dar referência ao meio amargo( quantidade:3 quadradinhos por dia são suficientes).
Seguindo estas dicas, podemos passar mais tranquilamente por "aqueles dias".

2 comentários:

  1. ai adoro o teu blog *.*

    eu tenho imensos problemas em nao comer doçes!

    nao resisto :X

    e quando estou na tpm chego a comer tabletes e tabletes :X


    ai aiiii

    beijo enorme*

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  2. Epa eu noto que quando como bem, não muito, logo pela manhã, não tenho fome á noite (na ceia!)
    Faço quase tudo o que está no post (não posso é com o chocolater amargo!!), para me manter equilibrada, mas....não sigo a risca, pode haver tempos em que está ali tudo certinho e tal e outros que mando tudo ás urtigas e que manda sou eu!! (shame on me =X)

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