Deus escreve certo por..

..linhas tortas!  
Desde que começou o semestre, a semana para mim começa á Terça-Feira, com aulas o dia todo. Depois de pensar e repensar ainda não encontrei a minha resposta, se o preferível é não ter aulas a um dia da semana se um dia a mais no fim-de-semana. Encontra-se em aberto esta questão!! Este semestre iniciou-se á tão pouco tempo e a minha pessoa já se tornou num problema para algumas pessoas.. Posso afirmar que não fiz nada para que esta história se torna-se numa realidade. Não é de agora, mas nesta altura intensificou-se. Sempre fui muito batalhadora, e o desafio dá-me prazer. Em Setembro começou o segundo ano da minha licenciatura, e eu só me inscrevi em Outubro, e foi exactamente nessa altura que os professores deram datas para a entrega do nome dos grupos e dos temas, quando cheguei dei por mim a ser prejudicada porque tinha chegado tarde e não tinha grupo a nenhuma cadeira! Entretanto só apareci nos finais de Novembro nas aulas. Falei com alguns "amigos", e fiquei com o mesmo grupo em todos os trabalhos das cadeiras. Jamais me passaria pela ideia o que estava para aconteçer..
Eu ia ás aulas destinadas ao trabalho de grupo e vinha-me embora, porque os membros do meu grupo ficavam na residência a dormir. Esta situação repetiu-se inúmeras vezes, mesmo assim eu continuava a ir ás aulas e a dar a minha presença, por um lado começava a aparecer o descontentamento e a frustração pela minha parte. Não sabia o que fazer mais para que esta situação mudásse! Era horrível estar em aula e não ter trabalho! Eu pedia as passwords á "A"das contas que já tinham sido criadas, eu mandava e-mails a pedir informações para trabalhar, eu mandava mensagens a pedir o link do wordpress, e a resposta era sempre a mesma, "agora não tenho como mandar".. A "A" é do género de pessoas que gosta de liderar os trabalhos todos, ela é a líder e se ela faz as coisas as coisas são dela e não  cede a ninguém.  O "B" era escusado lhe  pedir alguma coisa, porque ele era das pessoas que menos sabia do trabalho.. Se fosse hoje, teria contado aos professores esta situação, mas naquela altura sentia-me perdida por ter chegado mais tarde e não ter estado nas aulas de apresentação..
Depois dos horrendos episódios, decidi que não ia esperar mais por passwords ou links, e criei uma página nova para o grupo! Entretanto entra um novo membro para o grupo, e ajudou-me imenso. Cedi-lhe as passwords e o nome de utilizador e ela desenvolveu o site ao inicio. Foi a impulsionadora que arrancou com o design, mais tarde, "perde" interesse, e como faltava pouco tempo até á apresentação, fiz tudo sozinha. A nossa página é sobre "Voluntariado Online", um projecto que continua a ser desenvolvido este semestre e vai concorrer no Concurso do Poliempreende a nível Nacional. Trabalhei dias e dias seguidos, para além do conteúdo que lá estava tive de traduzir em mais três línguas, Inglês, Francês e Espanhol. Passei fins-de-semana até ás 3h da manhã a fazer traduções. Até que... Chegou o dia da apresentação!
Ao contrário do que se sucedeu inúmeras vezes, estavam lá todos a dar a cara pelo trabalho.
Durante o tempo de apresentação fui a única a falar, e a explicar todo o conteúdo pertencente ao site. No final, a professora salientou que era visível quem estava dentro do trabalho e quem não estava, que tanto ela como os meus colegas de turma tinham visto isso e pediu-nos para fazermos a auto-avaliação.. A "A" e o "B" foram os primeiros a pedir a nota, quando eu olho para o papel e vejo que eles tiveram a "LATA" de pedir 14, fiquei boquiaberta, pedi um 15 e ao pé deles disse á professora que merecia melhor nota que eles. Eu sabia que a presença contava, e a professora referiu que eu tinha chegado tarde mas tinha chegado com força e perguntou se todos concordavam que eu merecia melhor nota.. A resposta foi "SIM", mas um sim daqueles fracos, como senão tivessem a gostar nada! A "C" ficou também ficou desiludida com as notas que eles pediram, ela sabia do que aconteceu ao inicio, ela própria ainda passou por algumas, pediu como nota final 13. Para mim foi uma das mais ajustiçadas! Eu tive o 15, fiz para o merecer, e eles.. Acabaram por ter um 14 sem terem feito nada. Quando saí da aula, não aguentei e disse tudo o que tinha a dizer a "A" e ela teve o discernimento de exigir a minha presença num dia que não tínhamos aulas para fazer o trabalho de Estatísitca que era para ser entregue no dia asseguir, quando eu tinha estado presente nas aulas destinadas ao trabalho de grupo e eles nem tinham ido.. Disse-lhe que era impossível a minha presença, mas que não me descuidava de fazer o relatório que fazia em casa e mandava por e-mail! Ela teimava que não e que não! Mas como é que alguém como ela pode dizer que não? Se ela é a primeira pessoa que foge aos trabalhos e diz que nos encontramos no msn para fazer?!!! E ainda acrescenta que eu não tinha feito nada para o trabalho de Estatística! Naquela altura só lhe disse que ela também não tinha feito nada para Dapt e o site foi apresentado, e virei-lhe costas! Cheguei a casa, fiz o relatório e não lhe mandei a ela mas para o "B" e ainda me lembrei que eu é que tinha feito o inquérito do trabalho!!!

No dia asseguir entro no facebook e tinha uma mensagem dela:
"Olá. Diz-me uma coisa... como é que estás a fazer o relatório de Estatística se sou eu quem o está a fazer?... Porque é que andas a fazer coisas que já estão feitas? Não falas com o grupo. Se falasses connosco, saberias que isso já está feito... Assim não dá... Só estamos a perder tempo.
E que conversa é essa de teres feito o inquérito? Fui eu que fiz o rascunho e refiz o inquérito quando a prof mo devolveu com as correcções. Nem o tema do trabalho sabias ontem... Como é? Ainda não fizeste nada deste projecto... A única coisa que fizeste foi o rascunho do questionário que o fizeste em copy paste. Notava-se perfeitamente (e como é óbvio, não ia enviar aquilo assim à prof). Desse teu questionário só aproveitei algumas questões...
  "

A minha resposta foi:
"Então não era o relatório de estatística que tinha que ser feito hoje? Que ainda não estava nada feito? E foi o que eu fiz, ONTEM assim que cheguei a casa e ainda não eram 20h já o tinha mandado ao "B". Não recusei algum trabalho.
Se o relatório já estava feito ( JÁ QUE NÃO FALO COM O GRUPO) para que era preciso eu ir hoje á escola?Fazer a apresentação no máximo de 5 slides?Quando eu fui a 3 aulas de desenvolvimento para o trabalho de estatística ninguém se interessou em ir.Em DAPT tbm ninguém ajudou e o que é certo é que ele foi apresentado.
Verdade ou mentira?Fiz o questionário e elaborei-o e antes de terem algum trabalho já tava questionário feito e o que é certo é que usas-te as perguntas!"

A ultima mensagem que me mandou sem ter argumentos:
Bem... nem te respondo,... --'
Amanhã apresentamos. Eu faço o relatório e o powerpoint. Até amanhã.

Depois disto, no último dia de aulas, imprimiu o trabalho a cores, sem autorização nossa numa reprografia porque tinha ficado sem tinteiros, chegou á escola e disse que eu e o "B" lhe devíamos 9€08! Como era possível gastar tanto dinheiro num trabalho?! Naquele dia não estava á espera e disse que lhe dava depois. Nas férias mandou-nos o NIB da conta dela por e-mail para transferirmos o dinheiro! Que criança que ela se revelou! Uma pessoa sem escrúpulos! Hoje dei-lhe o dinheiro! Eu não gosto de ser má, sinto-me mal quando o sou, mas hoje foi uma excepção que nem na consciência me pesa! Dei o montante em moedas de (1-2-5 cêntimos) dentro de um saquinho!! 

O último episódio dela! 
Mandou um email á professora de DAPT a falar mal de mim e que queria abandonar o grupo do Voluntariado. Eu não sei o conteúdo do e-mail, o que lá estava mesmo escrito. Mas ela teve a coragem de dizer que eu não tinha trabalhado nada?! Para além de fazer queixas de mim. Depois disto a professora falou comigo e disse que sabia que eu tinha trabalhado e para continuar assim...
Há duas semanas que as aulas começaram, passo por ela digo bom dia ou boa tarde, ela.. Nem me consegue olhar nos olhos! Estas situações deram-me ainda mais força para continuar todo o meu trabalho!
Depois disto, acrescento:

Uma pessoa de sucesso é aquela que consegue construir a fundação de uma firma com os tijolos que os outros atiram nela.

1 comentário

  1. És uma mulher mesmo forte. Eu já tinha mandado a "A" às couves à muitooo tempo! Mas essa do saquinho foi top mesmo! Bem feita! xD

    http://caderno-de-folhas-brancas.blogspot.com/

    ResponderEliminar