Yes, I want a good night's sleep!

Durante um período de tempo, a minha vida agitada costumava-me afastar de algumas verdades simples. As preocupações que enfrentava no dia-a-dia começaram a ser melhor resolvidas quando tomei consciência da necessidade que tinha em ter uma boa noite de sono. Deparei-me algumas vezes com situações difíceis que exigiam reflexão, e com a preocupação não conseguia dormir. No dia seguinte, acordava exausta e stressada, tinha ainda menos condições para resolver a questão e o que acontecia era criar uma "bola de neve" que me levava, inevitavelmente, a uma decisão não ponderada. Quando comecei a pensar nas noites perdidas decidi mudar o quadro, e encontrar soluções para este problema.

Um grande amigo e entendido do assunto explicou-me que enquanto dormimos muitos aspectos do nosso metabolismo descansam, ao passo que outros, ligados à limpeza e à recuperação, entram em plena actividade. Dormir - à noite e no escuro - é muito importante para a manutenção de uma vida saudável. Apartir desta conversa segui algumas dicas que ele me deu, e comecei a deixar o problema para ser pensado no dia seguinte, e entregar-me a uma boa noite de sono. Quando acordasse, a minha mente estaria mais clara e as boas sugestões surgiriam.
Para não voltar a cair na armadilha da preocupação comecei a definir o horário que ia para cama diariamente, é uma boa estratégia e depende do controle do horário em que nos desligamos das nossas actividades, seja na rua, em casa, no computador ou na televisão, ou na nossa convivência social. Além disso, para preparar o sono, comecei a utilizar estratégias muito simples, como um banho relaxante, uma técnica básica de respiração, aromatizar o quarto com um óleo essencial, e ouvir música calma. Até hoje, as belas noites de sono e o dias seguintes recebem-me muito melhor! 

O banho antes de dormir é muito importante, é aliado do sono, para a maioria das pessoas, aquece no inverno e refresca nas noites quentes. É de realçar que há pessoas que despertam com o banho! Receber uma massagem é sempre muito relaxante, mas na impossibilidade de isso ocorrer, dedico alguns minutos antes de dormir á massagem dos meus pés. Deitar de barriga para cima e colocar suavemente as mãos abaixo do umbigo. Respirar lentamente e profundamente de modo a relaxar. Colocar no quarto um aromatizador, de preferência eléctrico, com três gotas de óleo essencial de lavanda. Caso não tenham o eléctrico colocar uma gota do mesmo óleo debaixo da almofada. Desligar a TV! Dormir embalada pelos programas televisivos pode não ser a melhor opção. Se tiverem este hábito, substituam-no por uma música suave. Dirigir a imaginação para ambientes e situações relaxantes e acolhedoras também pode ser um aliado excelente na hora de dormir. Visualizar paisagens, pensar em nós mesmos a tomar um banho no mar ou a caminhar numa estrada agradável pode ajudar a afastar outras imagens e pensamento recorrentes. 
 
Há casos em que estas tentativas podem não ajudar. O aconselhável será a procura de um profissional que possa orientar alguma terapia não invasiva, como a terapia floral, a hidroterapia, a massoterapia, a auriculoterapia, a arte integrativa, a automassagem, a reflexologia entre outras. A natureza oferece muitos elementos que podem melhorar o sono e, em consequência, a qualidade de vida. 
 

 

 


 


2 comentários:

  1. Pois... já passei por uma fase em que simplesmente não conseguia dormir!
    Pensava em tudo e mais alguma coisa, mas dormir que é bom... népia!
    Assim que as questões pendentes ficaram resolvidas, o meu sono voltou à normalidade! E ainda bem, porque já andava com umas olheiras enormessss!
    Kiss*

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  2. Belas dicas!!!
    Vou praticar algumas

    BJS

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