Amor

Sofrer por amor faz mal ao coração  

Quem nunca disse que estava de coração partido depois de terminar um relacionamento ou de viver uma decepção amorosa? Mais do que trazer angústia, sofrer por amor pode fazer mal à sua saúde. Conhecida como "Síndrome do Coração Partido", a doença afecta o sistema cardiovascular das pessoas que vivem um longo período de tristeza. Dor no peito e taquicardia ao pensar no ser amado (aumento da frequência cardíaca) são os principais sintomas que caracterizam o distúrbio.

Para os cardiologistas, o factor emocional tem grande influência no funcionamento do coração. Os especialistas acreditam que a ansiedade, a depressão e o stress causados pelo fim de uma relação amorosa podem prejudicar a saúde cardíaca. "É possível que o Síndrome evolua para o surgimento de uma arritmia cardíaca e até pode causar o enfarte, especialmente nos pacientes que têm histórico na família ou tenham predisposição a problemas cardíacos", alertam os médicos.

Por outro lado, guardar as emoções como o ódio, o rancor ou a mágoa reflectem negativamente no organismo, permitindo que os órgãos do corpo libertem uma  grande quantidade de hormonas como cortisol ou a adrenalina, que produzidos num nível elevado podem ser prejudiciais. Além disso, o armazenamento de maus sentimentos contribui com a redução da produção de substâncias benéficas ao organismo e que trazem sensação de bem-estar, como a serotonina.

Como lidar com os processos de dor sem prejudicar o coração? 

Alguns especialistas dão a dica: "por mais difícil que o fim de um namoro seja, o ideal é evitar cultivar emoções negativas a respeito do que se passou. Quando conseguimos deixar a nossa mente quieta, podemos manter o coração tranquilo".

4 comentários

  1. É tão verdade, primeiro namoro (3 meses, até me dá vontade de rir) quando acabamos sentia um ódio do caraças, nem percebo bem porquê. Agora somos amigos.
    Segundo namoro, muito mais dificil, mas leva-se, porque não há rancor, ódio e todos esses sentimentos maus, há apanes uma tristeza e saudade!
    Acho que isso é bem verdade!

    ResponderEliminar
  2. Bem...eu devo estar quase na parte do enfarte...levo cada chapada!

    ;)

    ResponderEliminar