Primers o que são?

Há um tempo atrás fui a uma demonstração dos produtos da Mary Kay e foi-me apresentado um creme facial fixador de maquilhagem, uma besnaga bem pequena a um preço alto, acabei por não trazer. Primeiro porque nunca tinha ouvido falar da marca, segundo achei todos os produtos caros. Depois de fazer as minhas pesquisas e de fazer um post sobre a experiência constatei que esta marca é mais conhecida no Brasil, existem várias representantes espalhadas pelo mundo fora mas neste país é em massa, os reviews são constantes! Não sei se a senhora sabia ou não, mas o creme que ela intitulou de: "fixador de maquilhagem", chama-se nada mais menos que: "primer facial".
É exactamente o que eu disse anteriormente, ele prepara a pele para a maquilhagem fazendo com que esta dure por mais tempo. O primer também intensifica e potencializa a cor da maquialhagem, alisa e suaviza a superfície da pele preenchendo pequenas imperfeições, como a sua função é fixar deve de ser aplicado antes da maquilhagem, alguns ainda têm mais funcionalidades, como retirar a oleosidade da pele ou dar aquela esticada nas rugas. Existem três tipos de primer: primer para os lábios, primer para o rosto e primer para os olhos.

Na hora de comprar um primer é preciso saber mais informações sobre o mesmo, se só tem uma única finalidade ou várias, ter em consideração o tipo de pele, porque, apesar de uma das suas funções ser controlar a oleosidade da pele, alguns primers podem não conseguir detê-la se for muito intensa.
 Hoje em dia quase todas as marcas de cosméticos têm um primer à venda, os preços variam consoante a marca, mas existem uns bem mais em conta que outros. Exemplos de marcas que têm primer: ELF, MAC, NYX, AVON, O BOTICÁRIO..

Antes de comprar algum procuro informações aqui pela internet, ora vejo reviews ora vejo comentários, e no caso de não haver nem uma coisa nem outra arrisco, desde que o preço seja em conta. Para quem vai comprar o seu primeiro primer aconselho a irem a uma loja física e colocar um pouco na mão, há alguns que são mais expessos que outros e isto pode não agradar a muitas pessoas porque podem-se sentir mais "pesadas" na cara, outra situação é a cor, geralmente não têm cor, é um creme ou gel normal, mas há alguns com cor, se escolherem um destes terão que ver todas as cores que há e qual a se identifica mais com o tom de rosto.
Neste momento tenho um grande stock de primers, hoje venho mostrar-vos alguns dos que tenho para o rosto.

Perfecting Face Primer, Oriflame (podem encomendar-me produtos Oriflame) - Há dias andava a ver o novo catálogo da Oriflame e deparei-me com este primer que teve a honra de vir cá para casa.. Não tem cor, é creme, e vem numa besnaga pequena. Ele suaviza a pele e reduz a oleosidade mas em certas zonas não se nota a diferença. É um primer cremoso, a pele absorve-o bem só que ficamos com a sensação de cara pesada. Sendo sincera, não dei pela maquilhagem durar muito mais tempo do que para além do habitual, claro que a duração não depende só do primer, é preciso ter isto em atenção, a duração também depende da qualidade da maquilhagem. 
Não é de todos o melhor mas pelo preço já é muito bom, tem um custo inferior a 10€. 
 
Control Shine, Nívea - Bem meus amores eu sou um bocado suspeita para falar porque simplesmente o amo. Sim ele tira a oleosidade/brilho e o trabalho é bem complecto!! Só tenho a dizer maravilhas deste menino! Encontrei-o por acaso num review brasileiro e fiquei doida assim que vi a falarem dele, claro que fiquei com algum medo de não o encontrar cá, mas há!! A maquilhagem dura mais tempo, e o cheirinho? Refrescante, óptimo! Uso de manhã e á noite também como hidratante. Ele é matificante! Tem uma textura leve e deixa a pele bem macia e lisa. Não é aconselhável fazer o contorno dos olhos  por isso uso um gel próprio para esse efeito, mas acreditem que vale a pena e o dinheiro claro... Tem um custo inferior a 8€, e só o encontro á venda nas lojas jumbo, na altura que o comprei trouxe logo 2, comprei no Dolce Vitta Tejo, e como estavam em promoção ganhei uma necessaire (bafo) e um desoderizante mini, melhor é impossível. Excelente!
Primer, Mua - Quase toda gente sabe que os produtos da Mua são muito acessíveis, sendo acessíveis chamam a atenção daí a ter efectuado a compra. A Mua tem uma linha de cosméticos muito complecta a preços razoáveis e o melhor? Tem qualidade. Na relação de qualidade/preço a marca é muito parecida com os produtos da Essence. A besnaga não é muito grande tem apenas 27 ml, o que dá para a levar para qualquer lado. Este primer pode ser usado sozinho ou com a base. Para mim, funciona apenas como um produto independente porque a cobertura que fornece é a mesma que se obtém de um hidratante normal. Senão gostam de usar maquilhagem no dia-a-dia e optarem por usar este primer como creme hidratante passem pelo menos um pó translúcido para remover o brilho que ele deixa. Quanto á fixação da maquilhagem não notei muito o efeito.

Aqui estão apenas 3 dos meus primers de rosto, eu tenho vários, comprei vários porque queria testá-los e se um não fixásse a maquilhagem outro teria que fixar. Entretanto já adquiri para os lábios, para os olhos ainda não tenho nenhum, no meu dia-a-dia não costumo usar sombra e quando uso mantem-se por algum tempo, por enquanto não é uma necessidade, no futuro quem sabe..
O uso de primer também é adequado para a noite, para as saídas e para as discotecas, aí é preciso um bom primer, destes só indicava o control shine para esse efeito! Já ouvi falar maravilhas do primer da MAC e da ELF, porém ouvi algumas críticas do da NYX, mas confesso-vos que o da NYX talvez seja a minha próxima aquisição mais o da ELF..
E voçês, tem algum primer preferido? 



2 comentários

  1. Olá Joana gostei imenso do post está muito completo só tenho um pequeno comentário a fazer que é o 2º produto que mostras da Nivea eu uso e ele não é um primer, até o podes usar para tal efeito mas ele é apenas um hidratante matificante e ao dizeres que é um primer podes levar pessoas a comprar sem sequer ler a embalagem e depois ficar desiludida porque não é bem isso.

    Mas realmente ele é um óptimo produto para o preço nisso concordo contigo!

    Espero que não leves a mal o meu comentário, beijinhos :)

    ResponderEliminar
  2. Parabéns por este excelente post. Adorei, super completo!

    Beijinhos*
    http://re-makemeup.blogspot.pt/

    ResponderEliminar