Namoro longo pode dar casamento?

Sem dúvida que hoje no blog, é um dia muito especial,
gira em torno dos relacionamentos e do amor.

Já depararam com a situação, de casais que mal começaram 
a namorar colocam logo a hipótese de casar?



  Outros vivem relações de dois, quatros, seis, até dez anos, antes de subirem ao altar.
Há quem diga que esperar tanto é um procedimento arriscado..
Relacionamentos muito longos tendem a desgastar. Namorar é bem diferente de casar. Quando namoramos, em geral, dedicamos muito tempo para o parceiro. Os namoros muito prolongados acabam desgastando-se, perdendo o sentido.
O casamento é um período diferente: o casal vive junto, compartilha as suas vidas. Neste estágio do relacionamento cada um dos parceiros vive os seus interesses, a sua profissão, hobbies, morando com o companheiro. O casal está unido, mas coloca a energia nos seus interesses, não com ênfase um no outro como no caso do namoro.
É esta transformação que faz com que muitos casais não resistam ao casamento. Acostumados em receber e dedicar atenção ao outro por longo período, às vezes até dez anos, muitos não se adaptam. Durante o namoro é comum que haja idealizações, nem sempre alcançadas no matrimónio.
Muitas vezes o namoro dura tanto tempo que o casal acaba adaptando-se até chegar ao ponto de não desejar casar. Se esta for a vontade tanto do homem quanto da mulher não haverá de ser um problema. Afinal, um relacionamento humano não é nenhuma receita de bolo. O problema começa quando a filosofia de vida das partes é diferente.
Quando apenas um dos parceiros deseja casar-se pode ter início um conflito. É muito comum a mulher desejar casar e o homem não. Nestes casos, um ou outro terá que ponderar. Pensar nas seguintes questões: Vale a pena perde-lo ou perde-la? Será que insistir demais não acabará por pressionar e estragar a relação? Qual é o meu projecto de vida? Qual é o projecto de vida dele? Cada qual cede um pouco?
Outro factor importante é ter uma boa conversa: Ambos devem estar abertos a ouvir e a pensar nas questões, desejos e necessidades um do outro.

O que pensam acerca deste assunto?



1 comentário

  1. Olá querida,

    Quando li este artigo, não pude deixar de dar a minha opinião.
    Eu namoro desde os dezasseis anos com a mesma pessoa, o que faz o total de sete anos.
    É muito tempo sim, mas eu não acho que a minha relação se vá desgastando por isso, desde que o amor seja verdadeiro e que as pessoas se empenhem de verdade, acho que tudo pode correr bem, namorando ou casando.
    Nós esperamos vir a casar e a viver juntos mas infelizmente ainda não temos bases para tal, mas um dia, ele chegará.=)
    Beijinhos

    ResponderEliminar