Champô pode engordar


Açúcar, gordura, sumos,.. Temos sempre em mente quais os maiores inimigos na luta contra a balança e seguimos uma receita básica, de dieta a mais exercícios, para tentar manter a forma. Mas o perigo pode estar também noutro lugar. Um estudo realizado por médicos do Mount Sinai Medical Center, em Nova York, revelou que os componentes do inofensivo champô podem ajudar a ganhar alguns quilinhos a mais. 

Os grandes vilões neste caso são os ftalatos, que aparecem nada menos que 70% dos produtos de beleza - entre champô, cosméticos e sabonetes. Agem como "disruptores endócrinos", que imitam no nosso organismo a função de alguns hormónios, desregulando o funcionamento de algumas glândulas que os produzem. 

Para fugir destes agentes químicos, os especialistas aconselham a atenção à embalagem, não comprar produtos com fragrância e optar, quando possível, por orgânicos. "Mesmo que estes produtos químicos desempenhem um pequeno papel na obesidade, é uma exposição evitável", explica Maida Galvez, que fez um estudo sobre a influência dos ftalatos no organismo das crianças.

Todo o cuidado é pouco e a ciência ainda está a avaliar os riscos do uso dos produtos químicos orgânicos, sintéticos e inorgânicos no organismo humano. "Os disruptores endócrinos podem desempenhar um papel significativo na obesidade", declarou Jeanett Tang-Peronard, do Instituto de Medicina Preventiva de Copenhagem, ao jornal britânico "Daily Mail".

4 comentários