Cabelos bonitos - Cuidados

Todas as mulheres querem ter um cabelo bonito e brilhante mas a conquista de um cabelo assim exige cuidados específicos, como usar champôs certos, lavar da maneira correcta e investir nos ingredientes mais adequados. Eu sou loira pinto mensalmente o cabelo, a tintura agride muito o coro cabeludo e eu tenho que ter alguns cuidados especiais, hoje irão ficar a conhecê-los!

Os cabelos pintados requerem mais cuidados que os cabelos que não são tingidos, no supermecado vimos á venda muitos champôs: secos, pintados, ondulados, estragados.. Se temos o cabelo pintado compramos um champô que seja para cabelo pintado, mas isto não é o correcto, se todos os meses o nosso cabelo sofre com a aplicação da tinta temos que o hidratar, devemos sempre escolher os champôs para cabelos "secos/estragados", isto não quer dizer necessarimanete que o nosso cabelo esteja estragado, simplesmente é mais enriquecido /hidrata mais. Suponham que estão a comer, para ficarem fortes tem que comer bem e ter uma boa alimentação, o shampô para cabelos "secos/estragados" alimenta o cabelo e deixa-o forte, foi desenvolvido para dar força ao cabelo e regenerá-lo. Eu aconselho os champôs fortificante que tenham Queratina (o objetivo das células queratinizadas é impermeabilizar e proteger o organismo das agressões do meio ambiente, como atrito, sol, chuvas e ventos).

Antes de tomarmos banho devemos de pentear o cabelo com um pente com dentes largos desembaraçando-o. Nos cabelos pintados deve-se usar uma escova com cerdas de javali, como tem as cerdas mais macias, não “agride” o cabelo.

Devemos de usar champô e condicionador. O condicionador não deve ser aplicado no cabelo todo, mas a partir do meio para as pontas, deve de actuar alguns minutinhos. O pH dos condicionadores é ácido e não é apropriado para a raiz capilar. Eu não uso máscara, para além de serem mais caras que o condicionador a máscara só actua se fizermos um "banho de toalhas a vapor", este banho consiste na aplicação da máscara no cabelo já molhado, num alguidar ou lavatório coloca-se água a ferver, cobrimos o cabelo com toalhas, e o cabelo fica apenas exposto ao vapor da água.

Durante o banho devemos de fazer os gestos certos: molhar bem o cabelo, aplicar o equivalente a uma colher de chá de champô e em movimentos circulares suaves, massajar levemente com as pontas dos dedos (nunca com as unhas!); a seguir deslizar os dedos com espuma pelos cabelos abaixo (uma passagem é quanto basta para lavar os fios), sem os enrodilhar nem esfregar, e enxagúar abundantemente com água limpa (conte até 30 de trás para a frente - 30 segundos é o tempo mínimo necessário para eliminar o champô e a sujidade.

Após a lavagem do cabelo devemos de passá-lo por água fria, às vezes custa, mas faz muito bem ao cabelo. Enquanto lavamos o cabelo as cutículas abrem, ao passarmos o cabelo por àgua fria no final elas fechem, e o cabelo fica muito mais bonito e brilhante. A água quente estimula a produção das glândulas sebáceas, estimula a oleosidade, a água fria combate.

Quando o cabelo já estiver seco, ou antes de  deitar, vire a cabeça para baixo e com uma escova macia penteia o cabelo desde as raízes até às pontas. Isto irá fazer com que o cabelo "descole" do couro cabeludo, evitando assim que fique oleoso, ao mesmo tempo que activa a circulação. Escovar demasiado o cabelo não é, no entanto, aconselhado, porque pode enfraquecer os fios.

Há pessoas que deixam secar ao natural, sem dúvida alguma que é o mais indicado, mas se têm que o secar utilizem antes um protector térmico, quem usa placas alisadoras deve de usar também um protector! Eu uso o da SYOS. O cabelo exposto ao calor pode danificá-lo e, consequentemente, o efeito do crescimento do cabelo. O secador deve de estar no mínimo, 15 centímetros de distância dos fios

O ideal é lavar o cabelo dia sim dia não. Muitas pessoas com o cabelo oleoso acham isto impossível, e eu compreendo o seu ponto de vista. Ao início parece impossível passar esta barreira, mas acreditem que se deixarem de o lavar todos os dias ele gradualmente vai ficar menos oleoso, se não saírem do ciclo vicioso de o lavar todos os dias, ele só vai ficar cada vez pior. É um processo a longo prazo, que leva o seu tempo, mas que vai valer a pena.

Conhecem aquela velha história de que quem tem uma alimentação saudável tem cabelos mais bonitos? É pura verdade! Uma dieta rica também ajuda no crescimento. Quanto mais vitaminas - por dentro e por fora - melhor.

Nunca nos devemos de dormir com o cabelo apanhado ou molhado isso abafa o couro cabeludo, aumentando a oleosidade, para além de quebrar os fios.

Estas dicas aplicam-se todas a todas as pessoas que querem
 que o cabelo cresça mais rápido. Se ele estiver saudável ele cresce num instante.
Eu cortei o meu cabelo longo... A "mudança" será tema de outro post (fiquem atentas).


7 comentários

  1. Sem dúvida que devemos ter mt cuidado com o cabelo.

    ResponderEliminar
  2. Olá :) Não te preocupes que a tua carta está lá postada! :D
    Beijinho *

    ResponderEliminar
  3. Nem deviamos lavar dia sim dia não, pois a raiz demora mais de 48 a secar (:
    Beijinho *

    ResponderEliminar
  4. Eu aprecio as recomendações, porque eu tenho o cabelos secos e eu gosto de cuidar. Vou tentar as dicas que você diz e ver se ele melhora o meu cabelo. beijos

    ResponderEliminar