Citologia - O que é?

O tema de hoje foge dos habituais, não tem nada a haver com moda e beleza mas com saúde! Deve ser tido em conta por todas as mulheres, os senhores também podem prestar atenção e ter a acção de alertar as esposas.. Não devemos brincar com a saúde, muito menos discuidar desta, devemos de estar informadas dos exames que devemos de fazer e a partir de que idade, alguns dependem da situação mas precaver não custa nada só perdem uns minutinhos que não são nada comparados com a longa vida que podem vir a ter.. Ás vezes desperdiçamos tempo com coisas ou pessoas que não mereçem, usar esse tempo com o que é mesmo preciso pode salvar a nossa vida, uma vida, ou várias...

Fonte - Sapo Mulher
A citologia ocupa um lugar central no rastreio do cancro do colo do útero, além de permitir obter informações relativamente a infecções vaginais. Pode ser útil em casos de infertilidade ou de menopausa, fornecendo dados acerca da impregnação hormonal. Trata-se de um exame de rastreio impor­tantíssimo, já que permite detectar alterações celulares no colo do útero antes que surjam manifestações clínicas de doença.
Quem precisa de fazer este exame?
A primeira citologia deve ser feita em mulheres com mais de 25 anos de idade que já tenham tido relações sexuais, ou três anos depois da primeira relação sexual, no caso das mulheres mais jovens. Depois, deve ser repetida com intervalos regulares de três anos, salvo indica­ções especiais e de acordo com a orientação do médico.

Em que consiste?
No consultório, com a mulher em posição ginecológica (deitada de barriga para cima com as coxas afastadas e as pernas flectidas), o médico colhe uma amostra de células da superfície externa do colo do útero (o exocolo) e do canal endocer­vical, com um instrumento específico (espátula ou escova). As células colhidas podem, de seguida, são espalhadas numa lâmina de vidro e fixadas em meio líquido. Depois, no laboratório, o patologista observa-as ao microscópio e elabora o relatório.

Como se deve preparar?
Se vai fazer uma citologia do colo do útero, é essencial, desde logo, que tenha em atenção a data, de modo a que o exame não coincida com a altura em que está menstruada. No dia do exame, deve realizar a sua higiene íntima e, nas 48 horas que o antecedem, não deve utilizar irrigações vaginais nem aplicar medicamentos (cremes ou óvulos), espumas e geleias contraceptivas ou lubrificantes na vagina. É conveniente que não mantenha relações sexuais nas 24 a 48 horas que antecedem a colheita das células.

Sinto dor?
O exame é indolor, mas poderá sentir algum desconforto. Procure estar o mais descontraída possível e conseguirá maximizar o seu bem-estar. Quanto menor a rigidez ou tensão muscular, mais confortável se sentirá.

Quando estão prontos os resultados?
O período de espera varia de acordo com os prazos do laboratório e o grau de urgência do pedido, mas conte com uma a quatro semanas após a colheita da amostra.

Para fazer o exame é muito simples e não é necessário gastar dinheiro, não é preciso ir a um ginecologista particular para o fazer! Se forem a um particular pagam o exame em si, ronda uns 35€. Eu não paguei nada! Marquei uma consulta de planeamento familiar para o meu médico de família. Primeiro fui atendida pela enfermeira que me mediu a tensão e pesou, e só depois fui fazer o exame com o médico. Não se acanhem se o médico for homem, ás vezes as doutoras são mais brutas e menos sensíveis que os homens.. Eu confesso que tive alguma vergonha mas assim que ele me explicou como ia decorrer "acalmei". Atenção o exame é recomendado a mulheres com mais de 25 anos, mas eu tenho 22 anos e não houve qualquer problema, se tomam a pílula devem de fazer o exame! Eu mencionei ao médico que era a primeira vez e ele teve mais cuidado e tranquilizou-me que eu não ia sentir alguma dor, podia apenas sentir um desconforto, não há qualquer corte, ou qualquer perda de sangue! O exame foi feito no gabinete do médico, há um espaço á parte rodeado por cortinas, a enfermeira ajuda o médico e prepara a cadeira/cama onde nos sentamos, depois de despidas vestimos uma bata, ficamos em posição ginecológica (deitada de barriga para cima com as coxas afastadas e as pernas flectidas) , e como temos as pernas abertas/afastadas e a bata vestida não vemos nada do que o médico está a fazer! Quando o médico começa a recolher as células podemos sentir algum desconforto, mas dor não, desconforto só sentem senão tiverem tranquilas! O exame não chega a demorar 2 minutos é bem rápido! Por fim o médico dá as células numa lâmina de vidro revestida com cartão e nós mesmas temos que enviar para um laboratório, o médico dá toda a informação sobre o laboratório. Eu fiz o exame, e fui logo aos correios enviar, o envio ficou em 1€ e pouco. Os resultados chegam daqui a 1mês e são enviados directamente do laboratório para o centro de saúde, se estiver tudo bem o médico não dá sinais de vida caso contrário liga directamente para nós! Demora 1mês porque o laboratório é em Coimbra e depende também do volume de trabalho que eles tenham! Não me custou nada e o facto de ser um homem a fazer não gerou qualquer tabu! Eu espero que vocês se preocupem com a vossa saúde e quem ainda não fez que pense seriamente em marcar a consulta de planeamento, não tem qualquer custo nem dor, não há coisa mais simples e rápida, não vamos brincar com a nossa saúde nem desperdiçar tempo! Espero que este post seja muito útil para vos alertar, informar e dar a conhecer, não fiquem paradas não!



3 comentários

  1. É um post, sem dúvida, bastante esclarecedor e acho que fizeste muito bem em tomar a iniciativa de fazeres o exame. Como só tenho 20 anos vou esperar mais um tempo. Acho que me ia sentir super envergonhada :p

    ResponderEliminar
  2. É um post muito bom para quem tem dúvidas acerca deste assunto. As pessoas por vezes são desleixadas e pensam sempre que o mal não vem ter com elas, mas não é bem assim. O meu namorado está sempre preocupado com essas coisas e pergunta-me frequentemente se tenho consultas para ver se está tudo bem, porque pensando que não é para o meu bem, prioritariamente, mas também para o bem do casal :)
    Amanhã vou ter a minha segunda citologia e espero que esteja tudo bem, apesar de achar que tenho qualquer coisa (sou muito propicia a ter infecções). Obrigada pelo post :)

    ResponderEliminar
  3. Há e só tenho 20 anos, mas quem me recomendou fazer a citologia foi a minha médica de família depois de ver os meus exames do papanicolau :)

    ResponderEliminar