Planeamento da gravidez - Imposições que coloquei a mim

O tema que escolhi para hoje foi o início dos inícios desta nova fase da minha vida. É pertinente saber que podemos começar a preparar-nos para a gravidez mesmo antes de estarmos grávidas! Neste post vou partilhar convosco três pontos que tive em consideração antes de engravidar, vamos lá..

Alimentação

Imagem Google
Senão o fazíamos antes, esta é a altura ideal para começar a mudar a nossa alimentação, afinal daqui a uns mesinhos deixamos de ser apenas uma pessoa e passamos a ser duas, temos que começar . Toca a ir aos livros da  da escola e  relembrar a pirâmide alimentar! Consumir mais os alimentos que estão na base e diminuir o consumo dos que se encontram no topo, é importante que a alimentação seja equilibrada e rica em nutrientes. Eu optei por excluir os sumos e as coca-colas das refeições, "obrigar-me" a beber apenas água e hoje se em alguma comemoração há sumo para os nosso amigos ou familiares, simplesmente não bebo, primeiro porque já não me "sabe bem" e segundo porque não há nada como a água, se bem que o ideal é beber 2L por dia (eu não consigo) mas entre deixar os conservantes e beber apenas 1L de água por dia, o ideal será sempre a última opção. Doces, foi o mais dificil de reduzir. Numa conversa com o enfermeiro questionei-o sobre o consumo de sobremesas, pois era normal fazer serradura de vez em quando e comer às refeições. Recordo-me bem de ele olhar para mim e dizer: "pode comer serradura uma vez de i.. a  i..", pela expressão e pelo sorriso deduzi que fosse de mês a mês, pois se fossemos a fazer as contas, se preparasse serradura para os 7 dias da semana, dava um total de 14 taças por semana, visto deste prisma, assusta! Água e doces foram as principais alterações antes de estar grávida. A alimentação equilibrada e variedade é fundamental não só para a nossa saúde mas para a do futuro bebe, é essencial uma boa nutrição, se fizermos diariamente escolhas saudáveis vamos proporcionar ao nosso bebé aquilo que ele irá precisar para crescer e desenvolver e nada melhor que mudar a nossa alimentação mesmo antes de estarmos grávidas. Não será tão difícil na gravidez, acreditem.

OBS: Falem com o v/ médico de família ou com o enfermeiro antes das consultas, peçam a opinião sobre a alimentação, se tiverem possibilidade sempre podem optar por um nutricionista para o aconselhamento.

Posição para dormir

Se "antigamente" dormia de barriga para cima ou para o lado direito, acreditem que esta foi mais uma imposição que coloquei a mim mesma, isto porque dormir de barriga para cima ou para o lado direito não é de todo aconselhável durante a gravidez. Alguns especialistas diferem quanto a esta questão, uns indicam que se pode dormir em outras posições até X trimestre, outros não. Na dúvida, dormir para o lado esquerdo é o mais aconselhado, mas há noites tão difíceis que o melhor mesmo é levantar da cama, esticar  e voltar a deitar. O facto de dormirmos para o lado esquerdo facilita o fluxo sanguíneo, a capacidade de oxigénio do bebé e também a n/ comodidade. Assim antes de engravidar fui-me obrigando aos poucos a dormir para o lado esquerdo, já que durante a maternidade há algumas alterações ao n/ estilo de vida, esta é menos uma para a lista. A ideia aqui foi habituar-me antes para não ser mais um desconforto depois.
Atenção, dormir para o lado esquerdo não é apenas indicado para a grávida, mas para qualquer pessoa (pesquisem sobre este assunto e irão verificar os benefícios).

Folicil

.. ou ácido fólico em comprimidos."O folicil é usado no tratamento ou prevenção da deficiência em ácido fólico, especialmente na gravidez, aleitamento e períodos de rápido crescimento. O tratamento com ácido fólico está também indicado na prevenção das malformações do tubo neural (espinha bífida, meningocelo, anencefalia) nomeadamente em mulheres com história prévia de filho (ou feto) com estas malformações." - Informação Infarmed.
Nomeadamente, tomar ácido fólico ajuda a prevenir os riscos de malformações neurológicas do feto, que provocam danos ao nível do sistema nervoso central. Ao tomarmos este medicamento asseguramos que na fase inicial da gravidez o organismo tem a vitamina B9 que também existe em alguns alimentos. O folicil foi no meu caso a preparação pré-natal e foi receitado pelo médico de família. Se a grávida não fez a preparação este medicamente será prescrito pelo médico e será tomado também durante a gravidez, quem fez a preparação, apenas irá continuar a tomar.
Obs: Não tomem o folicil sem prescrição médica, para além que se tiverem a receita é mais em conta.
ATENÇÃO: Não é por a mamã não ter feito qualquer tipo de preparação antes de engravidar que o bebé vai nascer sem saúde, ou que possa vir a ter problemas. Muitos bebés vieram ao mundo sem serem planeados, até vos posso contar um exemplo que conheço.. Uma mãe com dois filhos, um com 44 anos, outro com 29 anos, são 15 anos de diferença, a que agora tem 29 anos está neste momento a escrever este post e não houve qualquer planeamento.
E vocês também se prepararam antes de engravidar? Contem-me a v/ experiência. 

Sem comentários