Como ser fotogénica

Diariamente ouço e vejo pessoas a dizerem que não são nada fotogénicas e por isso não gostam de tirar fotografias, ganham uma aversão por serem fotografadas porque acham que nem sempre ficam bem na fotografia, ou pessoas que tiram dezenas de fotografias e de todas só conseguem gostar de uma ou duas.. Este acaba por ser um mal geral e acontece muito comigo e acredito que aqui pela blogoesfera também, nomeadamente quando se trata de tirar fotos com outfits.. Depois de ter visto um vídeo de um fotógrafo profissional norte-americano resolvi escrever este post!
 

Vista roupa com cores que lhe fiquem bem  
Algumas cores complementam certas tonalidades de pele, enquanto outras tendem a salientar o pior, escolha a cor que mais contrasta com o seu tom de pele. Tenha também em consideração a cor do seu cabelo, muitas vezes a sua cor natural pode nãos ser a que melhor se adequa ao seu tom de pele; peça ao seu cabeleireiro um conselho. Experimente tirar algumas fotografias com novos looks, e observe o resultado. 

Determine o seu melhor ângulo
Encontrar o ângulo certo para o rosto, o essencial para esconder os defeitos, pode ser um bocado mais difícil. A melhor coisa que pode fazer é experimentar esta técnica, utilizar uma câmara digital para que possa ver imediatamente os resultados de cada pose. Depressa se tornará óbvio quais são os ângulos mais lisonjeiros para si e podendo no futuro usar esse ângulo tanto quanto for possível. A pose clássica de modelo é a de colocar o seu corpo ¾ à frente da câmara com um pé à frente do outro e um ombro mais próximo da câmara do que o outro. Esta pose não é a melhor para todos, contudo poderá parecer um bocado ridículo usá-la numa fotografia de família.

Esconda os seus defeitos
O mal das fotografias é que devido a serem simplesmente imagens paradas de um ângulo num momento no tempo, nem todas mostram as melhores características. No entanto, podemos utilizá-las facilmente para esconder certas características de que não gosta. Se, por exemplo, um lado da sua face for menos belo, pose de maneira a não mostrar esse lado à câmara fotográfica, sempre de uma maneira natural, é claro.

Livre-se do duplo queixo
Incline ligeiramente a cabeça para baixo e experimente colocar-se de forma a que a câmara fotográfica fique um bocado acima do nível dos seus olhos. Isto esconderá de forma razoavelmente eficaz o duplo queixo. Pode também pôr uma mão sob o seu queixo como se estivesse a descansar a sua cabeça na sua mão (mantenha, se possível, o lado do polegar da sua mão fora da visão da câmara). Contudo não descanse realmente algum peso na mão, ou puxará a pele para uma posição pouco lisonjeira. Experimente também descansar a sua língua contra o céu-da-boca.

Mostre o seu pescoço
Um truque que os modelos utilizam muitas vezes é o de apresentar uma pose de ¾ para a câmara (mova a cabeça de modo a que ¾ fique exposta para a câmara, ao invés de uma fotografia totalmente frontal) e depois levante o seu pescoço e incline ligeiramente a cabeça para baixo, como se fosse um peru a puxar a cabeça para fora (sem realmente empurrar para fora o seu queixo). Isto aperfeiçoa a definição do rosto e ajuda a melhorar as rugas e a pele flácida.

Relaxe
Muitas pessoas acaba por ficar estranha nas fotografias porque mantêm uma expressão facial esquisita, com um sorriso do tipo “olhó passarinho” na cara. Se está habituado que lhe tirem más fotografias, é porque provavelmente fica nervoso à frente da câmara e isto só piora as coisas. Se sabe que está para ser tirada uma fotografia, inspire profundamente e expire com naturalidade, relaxe os seus braços e ombros. Enquanto expira, sorria ou faça uma pose apropriada. Não sustenha a respiração, seja para dentro ou para fora, caso contrário poderá parecer que está tenso ou a sufocar. Se vir que a fotografia está a demorar, não entre em pânico e tente manter uma pose. Mantenha-se a fazer o que estiver a fazer e tente ignorar a câmara fotográfica. Pode não sair perfeita, mas terá melhores possibilidades do que se a câmara o fotografa a mudar de expressão facial. Quanto mais confortável e relaxado parecer, melhor ficará a fotografia.
 
Tenha “pensamentos felizes”
Um sorriso pouco natural e forçado pode fazê-lo parecer rijo e, sinceramente, estranho. Quando as pessoas estão sorrir numa espera de que a fotografia seja tirada, os seus músculos faciais podem ser apanhados em todo o tipo de posições estranhas. Para remediar isto, tente cronometrar o seu sorriso para que não o tenha de suster por muito tempo. Imagine, também, algo realmente engraçado (não tenha medo de rir um bocado) ou pense em alguém – seu cônjuge ou filho, por exemplo – alguém que o faz feliz. Ao fazer isto, conseguirá um sorriso genuíno. Se não gosta do seu sorriso ou dos seus dentes, tente um sorriso mais suave, fechado ou parcialmente fechado. Independentemente de como escolher sorrir, quanto mais feliz e relaxado estiver, melhor. 


Sorria com os seus olhos
Nada projecta melhor a felicidade e a beleza do que uns olhos sorridentes: uma expressão feliz e algo maliciosa dos olhos. Para conseguir este efeito, imagine que a câmara fotográfica é alguém por quem se sente atraído e que esse alguém entrou na sala. Isto leva a olhos mais largos e abertos e um sorriso relaxado. O mais certo é que esteja sempre a fazer isto de forma inconsciente, o truque é ser-se capaz de fazê-lo sempre que for necessário, portanto pratique os olhos sorridentes frente ao espelho.

Dê ouvidos à sua mãe
Lembra-se das vezes que a sua mãe lhe disse para não se curvar? Uma boa postura pode melhorar drasticamente a sua aparência nas fotografias. Estar correctamente sentado ou de pé dar-lhe-ão um ar mais saudável e atento; se estiver num grupo sentado, ficará mais atraente que os seus colegas curvados. Lembre-se de respirar normalmente e relaxe os seus ombros. Especialmente se normalmente tem uma má postura será difícil estar em pé de forma direita e não parecer tenso, portanto pratique isto no espelho.

Edite ou realce as fotos
Se já tentou tudo e ainda não consegue uma boa fotografia de si, tente alterar digitalmente as suas fotografias. Alterar os efeitos de luz ou de filtro, podem, por exemplo, melhorar drasticamente a aparência da sua imagem.

Finja até conseguir
As pessoas que são frequentemente fotogénicas, são-no porque gostam muito de ser fotografadas. Consequentemente estão relaxados e felizes sempre que há uma câmara fotográfica por perto. Se não conseguir mostrar um amor genuíno pela câmara fotográfica, finja que gosta da câmara – imagine que a câmara é alguém que ama, um amigo que não vê há muito tempo, uma velha paixão, o seu filho aos três anos, seja o que for que precisa para olhar para a câmara com um olhar amoroso. Experimente, realmente resulta!
 
Seja você mesma
Tenha a certeza que as suas fotografias se parecem consigo. Estes passos podem ajudá-lo a captar numa fotografia a sua beleza natural, mas se alterar demasiado as suas fotografias pode sujeitar-se a parecer alguém que não é.

 

De acordo com Peter Hurley, basta alongar o pescoço para frente, dando mais ênfase à parte superior da face — a região da testa —, resultando em uma linha do maxilar mais acentuada. Além disso, o truque também ajuda a eliminar papadas e delimitar melhor as linhas do rosto. Embora o vídeo seja um pouco longo (pode colocar legendas clicando no botão “cc” do menu do vídeo), o fotógrafo ensina inúmeras posições e faz várias demonstrações para que aprenda direitinho como se posicionar na frente da câmera. 
Fonte 1 - 2

10 comentários

  1. gostei muito das dicas!
    já estou a seguir o blog, gostei muito :D
    beijinho *

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Catarina sê muito bem vinda :) e ainda bem que gostou !

      Eliminar
  2. Isto tudo também se aplica aos rapazes? é que o meu namorado tem pavor a fotografias e tirarmos fotos juntos é sempre complicado, já estive para lhe fazer uma surpresa e comprar um pack daqueles de namorados para tirarem fotos, mas depois pensei duas vezes, pois acho mesmo que ele não era capaz de ir :(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Diana, dê-lhe este post para ler e mostre-lhe o vídeo para ver o que ele diz :)
      as dicas aplicam-se a ambos os sexos

      Eliminar
  3. adorei as dicas, bem que me deram jeito ;)
    o blog está muito giro, gostei muito!

    WWW.FASHION-BREAKER.COM
    GIVEAWAY | GIVEAWAY | GIVEAWAY



    ResponderEliminar
  4. Boas dicas ;)!!

    http://semjeitonenhum.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  5. Brutal loirinha,
    Parabéns pelo post!

    ResponderEliminar
  6. adorei as dicas!
    xx
    http://run-your-world.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  7. óptimas dicas ;)
    ********
    HF
    http://the-hf-blog.blogspot.pt/
    FACEBOOK
    https://www.facebook.com/pages/The-HF-BLOG/180568725374207

    ResponderEliminar