Como viajar com pouca bagagem

Hoje em dia é essencial prever uma viagem que necessite apenas de uma mala na mão. 
As companhias aéreas low cost não permitem gratuitamente mais que uma bagagem de mão com as dimensões de 50x40x20, por isso, é precisa saber viajar leve. Se quiserem levar mais bagagem terão de pagar as taxas respetivas. Para além disso, não há nada mais aborrecido do que ter de passear malas de viagem gigantes e bagagem que impede a agilidade. Ficam aqui algumas dicas para os ajudar a viajarem leves.


Escolher a mala de viagem certa

Escolher a mala ou saco de mão ideal para viajar sem muita bagagem é essencial. Escolham uma mala ou saco que seja leve, como uma de plástico reciclável ou de tecido que esteja dentro dos limites estipulados pelas companhias aéreas. Antes de viajarem confirmem com a companhia aérea qual o tamanho permitido da mala de viagem para levar na cabine, para que esta não tenha de ser expedida – desta forma pouparão também tempo a embarcar e a desembarcar. Para além do tamanho, deve-se ter em atenção o peso permitido pela companhia aérea – usualmente 10 kg – este peso também deve ser bem suportado pela mala ou saco.


Usar amostras

Para que servem as amostras de produtos de beleza, perfumes, pastas dos dentes,…? Não só para experimentar o produto, mas também para levar em viagem. Se não têm amostras de tudo, usem pequenos frascos para colocar apenas o suficiente para os dias da viagem. Quando receberem estas amostras guardem-nas para viajarem, verão que serão preciosas. 

Planear a roupa

Planear o que vai levar na mala de vigem é essencial para poder eliminar o excesso. Antes de colocarem a roupa toda logo na mala, coloquem-na em cima da cama ou num local onde possa estar exposta e avaliem cada peça. Avaliem cada artigo um a um. Cada item deve poder ser combinado pelo menos com outros 3 itens, senão não pode ser levado. Se a viagem demorar mais do que uma semana, então considerem embalar um pouco de detergente em pó para lavar alguma roupa. 

Enrolar a roupa

Um dos truques que permite obter mais espaço na mala de viagem é enrolar a roupa. Se optarem por roupas em tecidos que não amachuquem facilmente ou que são mais fáceis de passar a ferro quando chegarem ao destino, então optem por  peças em algodão, linho e malhas. Não se esqueçam de aproveitar espaços vazios como colocar meias dentro dos sapatos.

Deixar espaço para a viagem de volta

Todos sabemos que sempre que se viaja traz-se a mala mais cheia do que quando se parte. Os presentes para a família, a roupa menos acomodada, etc., fazem com que a mala fique a abarrotar. Por isso, deixem espaço e peso para poderem voltar com mais do que quando partiram e para não terem de expedir a mala ou pagar a mais pelo peso em excesso.

Partilhar

A grande vantagem de viajar em casal é que se pode partilhar a bagagem. Por isso, não necessitam ambos de levar tudo em duplicado. Considerem o que podem partilhar e o que cada um leva. Por exemplo, não necessitam ambos de levar pasta dos dentes, ou até o champô, caso partilhem o mesmo. 

Vestir a roupa mais pesada na viagem

Se vão viajar para países frios, ou se têm roupas mais pesadas como casacos ou botas usem-nos na viagem para poderem ter menos peso na mala de viagem. Considerem também vestir as peças não só mais pesadas como as que podem ocupar mais espaço.

2 comentários

  1. Orgulho-me de dizer que sempre que vou viajar faço TUDO o que tens nesta lista :P E nunca paguei um centimo a mais!

    ResponderEliminar
  2. Muito útil o post para quem vai viajar pela 1ª vez ou quem tem sempre excesso de peso!
    Eu tenho sempre medo de pagar um dinheirão pelo excesso, por isso, levo sempre coisas a menos que me fazem falta :|

    ResponderEliminar